sexta-feira, 3 de abril de 2009

O que realmente importa?

O que realmente importa para você leitor desse blog? O que vai afetar a sua vida e a vida de uma pessoa lá do Japão? Qual informação seria a mais importante para o seu “mundo”? Foi pensando nessa ideia, de uma informação que interessasse o maior número de pessoas possíveis e que interessasse o leitor que surgiu o Jornalismo de Serviços.

Os classificados, os anúncios de emprego, o caderno de cultura que mostra os shows do fim de semana, a previsão do tempo, o trânsito na cidade, os jogos da rodada do campeonato de futebol, tudo isso faz parte do gênero que é caracterizado por 'servir' informação simples e direta ao leitor.

O Jornalismo de Serviços tem como principal objetivo prestar serviços à sociedade, proporcionando informações fundamentais ao seu cotidiano.


Ele está diretamente ligado à necessidade e interesse do leitor que “consome” a notícia publicada por tal veículo. Assim, o jornalismo passa a se tornar um produto que só é consumido regularmente quando o leitor percebe que o texto lido está sendo construtivo e importante.


Essa forma de jornalismo coloca a informação em uma posição privilegiada, como um artigo necessário, explorando temas que tenham utilidade concreta para a vida do leitor.

Baseando-se nessas classificações, podemos relacionar o Jornalismo de Serviço com o Capitalismo. Se analisarmos bem, podemos ver que esse tipo de jornalismo surgiu justamente pela necessidade imposta pelo Mercantilismo: a rápida circulação de informações básicas para o funcionamento do mercado e da sociedade.


O Jornalismo de Serviços é importante na atualidade para levar a informação (que cada vez se desloca mais rapidamente) para o maior número de pessoas, e ressaltando que a notícia deve interessar a todos e ser fundamental para a vida do leitor.


créditos imagens: Fellipe Fernandes e Fundação Ceal de Assistência Social e Previdência



Por Bruno De Nicola

4 comentários:

  1. Uma nova e interessante visão!
    Gosto muito deste novo aspecto do blog, claro e esclarecedor!

    Beijinho terno!

    ResponderExcluir
  2. Como disse a Luísa acima, uma interessante visão. Eu nunca pensei a fundo sobre jornalismo, mas esses textos do blog já me fizeram começar a vê-lo de uma forma diferente. Eu só acho que nesse último texto poderia ter um exemplo, como 'o seguinte artigo é um exemplo de jornalismo de serviços' pra ficar mais claro. Continuem com o bom trabalho ;)

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante a proposta deste blog. Os temas abordados possuem um bom conteúdo e são de fácil compreesão, o que é fundamental. Gostei bastante do texto que fala sobre o jornalismo de serviço. Todos os integrantes do blog estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, "Se analisarmos bem, podemos ver que esse tipo de jornalismo surgiu justamente pela necessidade imposta pelo Mercantilismo" e pela globalização.

    Está visão é realmente muito interessante, principalmente pela frase de Millôr Fernandes que tenta mostrar o que o avanço da tecnologia e tal melhora nos meios de comunicação visual fez com leitura das pessoas.

    Mais uma vez, parabéns e bons projetos.

    ResponderExcluir

A Equipe Terceira Visão agradece seu comentário :)

VOLTE SEMPRE!