domingo, 12 de abril de 2009

[Des]Uso

A polêmica sobre o diploma de jornalismo ser obrigatório ou não, teve início no final dos anos 80, quando o Sindicato de Jornalistas do Estado de São Paulo começou uma campanha de concretização do piso salarial. Com isso, as empresas jornalísticas tiveram um aumento de custos, pois teve que manter jornalistas em todos os cargos, como por exemplo, na função de checar horários. Em meio a tudo isso, começou a ser questionado o cargo de diretor de redação do jornal Folha de São Paulo, Otávio Frias Filho, formado em direito pela Universidade de São Paulo.

Um outro motivo para essa obrigatoriedade ter sido questionada, foi de ela ter sido concretizada pela primeira vez em 1969, na época repressora e ditatorial do regime militar, onde não haviam condições para manifestações contrárias a isso.

As empresas de comunicação defendem a obrigatoriedade do diploma, pois sem ele qualquer indivíduo terá acesso à todas as editorias dos jornais para expressar as suas opiniões e ideias sem apresentar a devida informação. Vale lembrar que, qualquer cidadão alfabetizado, tem a opurtunidade de se expressar na editoria de opinião, assim pode-se concluir que tirar a obrigatoriedade do diploma, para que "qualquer um" dê a sua opinião, é um risco para uma nova "ditadura", pois com a queda do diploma passaremos a viver sem uma sociedade com informação adequada e opinião informada.

E você? Concorda ou não com a 'queda' do diploma de Jornalismo?

Fonte: Observatório da Imprensa
Por Letícia Santos e Marília Barbosa

2 comentários:

  1. Olá pessoal,
    gostei muito do layout de vocês! Principalmente essa parte aqui do lado esquerdo hehe!
    Estou dando um passadinha aqui pra deixar a "minha" opinião! Pessoalmennnnte, eu sou contra a queda do diploma, acho indispensável para uma "informação com conteúdo" como foi dito no texto!
    Adorei a parte do questionamento!

    Beijos e boa sorte com o blog
    Amanda - blog ANota

    ResponderExcluir
  2. Agradeço à Letícia pela visita ao nosso blog.
    Também gostei muito do blog de vocês, confesso que não li todos os posts, mas me chamou muito a atenção o texto que fala sobre o diploma de jornalismo.
    Na minha opinião, a partir do momento em que existe um curso de graduação em jornalismo, as empresas devem sim exigir o diploma dos seus contratados. Senão, qual a vantagem em ter um curso?

    Boa sorte a vocês!
    Acompanharei os posts sempre!

    Danilo Pilan - Lavou, tá novo!

    ResponderExcluir

A Equipe Terceira Visão agradece seu comentário :)

VOLTE SEMPRE!