quarta-feira, 15 de abril de 2009

Libero Badaró

No ano de 1826, chega ao Brasil um jornalista italiano chamado Giovanni Baptista Libero Badaró, que viveu no país durante 4 anos. Foi um republicano com ideias liberais e era uma das vozes de oposição do reinado de D. Pedro I.

Badaró defendia a liberdade de imprensa e criticava o governo através de jornais nos quais ele era o responsável pela criação. Nesses jornais, Badaró usava uma linguagem violenta, pregando suas ideias e atacando de forma agressiva o imperador. Ele foi o criador de jornais importantes como, "A Malagueta", "Abelha Pernambucana", e principalmente "O Observador", que foi um dos principais jornais e está nos meios até hoje.

Em 7 de abril de 1831, pressionado pela oposição e pelo povo que o acusara pela morte de Badaró em 20 de novembro do ano anterior, o rei D. Pedro I abdicava o trono. Portanto, o dia 7 de abril foi batizado como o dia do jornalista em homenagem a Libero Badaró .

Giovanni Baptista Libero Badaró encerra sua vida com a frase
“Morre um liberal, mas não morre a liberdade.”

Em 20 de novembro de 1830, morre o médico e jornalista adorado por todos, Libero Badaró. Assassinado em São Paulo, durante as comemorações das revoltas liberal francesas que depuseram o rei.


Por Moniky Bancilon

Fontes de Pesquisa:

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/morte_badaro.html

www.algosobre.com.br/biografias/libero-badaro.html

http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/especial/quarent2/especial42.htm

Imagem: http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/blog/?p=610

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe Terceira Visão agradece seu comentário :)

VOLTE SEMPRE!