sábado, 25 de abril de 2009

Jornalismo de Ideias

O novo jornalismo, também chamado de jornalismo de liberdade, surgiu junto com a Revolução Francesa, em 1789. Esse processo foi de grande importância para a imprensa, pois foi quando surgiram os novos ideais e a revolução de pensamento.
Com a revolta do povo, a monarquia na França começou a decair; surgiram as classes sociais dos girondinos (alta burguesia) e jacobinos (baixa burguesia), que lutavam pelo capitalismo industrial. Essa fase fez com que o povo começasse e reagir e lutar pelos seus direitos. Surgiu então na França, o Direito do Homem e do Cidadão, influenciado pelos ideais iluministas, que davam direito de liberdade, igualdade e propriedade ao homem.
Após a chegada da família real ao Brasil, começou a ser publicado um panfleto chamado Folheto de Caille. Era escrito por cidadãos comuns, publicavam assuntos que interessavam o governo e era uma importante fonte de informação, que tratava assuntos mais complexos de forma simples.
O primeiro jornal politicamente independente do Rio surgiu em 15 de janeiro de 1821 e se chamava Reverbero. Com a sua criação, teve início à luta pela independência, a Assembleia Constituinte e Legislativa, e também o jornalismo de liberdade. Após a independência, o jornal foi fechado e seus líderes exilados.
Cipriano Barata, responsável pelo primeiro jornal republicano, Sentinelas, foi preso pela exposição de seus ideais e, ainda assim, continuou escrevendo e publicando suas matérias durante seus oito anos de cárcere. Cipriano é considerado um dos maiores jornalistas de sua época.
Na segunda metade do século XIX, começaram as publicações de contos literários, nos quais vários artistas como José de Alencar, Quintino Bocaiúva e Machado de Assis se destacaram publicando textos. Na mesma época, começou a disseminação dos ideais republicanos e abolicionistas. A partir de então, fundou-se a democracia dentro do jornalismo, no qual a liberdade de expressão, e de opinião passa a ser explorada e respeitada.
Por Jéssica Alves e Moniky Bancilon

2 comentários:

  1. Hum.. ja vi que esse é um blog de qualidade.. vou segui-lo..


    Cnsei de blogs sem informaçoes uteis..hahahaha


    Abrçs


    http://www.colunasdehercules.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vocês escreveram como se estivessem respondendo a uma questao de prova apenas para o professor ler e ter a certeza de que vocês sabem do que estão falando, eu particularmente continuo nao entendendo o que é tal jornalismo de idéias. Obrigado.

    ResponderExcluir

A Equipe Terceira Visão agradece seu comentário :)

VOLTE SEMPRE!