quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os Rumos do Jornal Impresso - Parte II

'Por que comprar um jornal todos os dias na banca, se posso ter a informação pela internet?'

Essa é a pergunta que tem causado dor de cabeça na maioria dos chefões das grandes companhias de mídias tradicionais. Afinal, a tendência humana é a evolução tecnológica. É nela que o homem cria um peixe maior que o anterior para engoli-lo literalmente. Se fosse levantado há 20 anos atrás, esse assunto seria motivo de chacota! Ninguém acreditaria que a Internet, aquela 'coisa' complicada e estranha iria ganhar espaço e levar a uma possível extinção um dos mais impactantes e importantes meios de divulgar informação: o jornal impresso. Há muito tempo o maior meio de sustentação do Impresso é a publicidade. E agora, revistas e jornais veem esse mercado migrar para a Internet, onde ela pode atingir mais público. Sem a receita gerada pelas propagandas e classificados é muito difícil tocar um jornal, já que os custos são grandes (com papel, tintas e derivados de petróleo utilizados). Com isso, o pior já esta acontecendo. No dia 17 de março foi impressa a última edição do gênero do jornal 'Seattle Post-Intelligence', publicado há 146 anos. Ele fechou a redação para retirar o ganha-pão apenas da Web, passando de 165 para 20 jornalistas.

Este é um caso extremo, mas, desde novembro do ano passado as redações têm encolhido tanto aqui, como no mundo todo. De acordo com Ricardo Pedreira da Associação Nacional de Jornais, a diminuição de vendas dos impressos desse ano tem relação direta com a crise financeira.

Em entrevista a um jornal, Arthur Sulzberger, dono do The New York Times, diz não saber se daqui há 5 anos estará imprimindo jornais. O que mostra o estado de alerta dessa classe, que já começou a preparar-se para enfrentar os 'novos tempos'. A saída? É juntar-se a inimiga! Muitos jornais e revistas tem usado a Internet como complemento de suas edições impressas para aproximar-se do leitor e abordar de outras formas os assuntos na Rede. Para isso, é preciso ter boa estratégia e público fiel, caso contrário, será um fracasso.

Ela é mais rápida, possui a ferramenta do tempo a seu favor, já que diferente dos jornais, podemos ter a informação minutos depois do fato. Mas, muitas vezes essa rapidez conspira contra a notícia. O jornalista, eterno inimigo do tempo (mais conhecido pra nós como deadline) esta muito mais vulnerável a cometer erros que comprometem a veracidade da notícia. No Jornal Impresso, a notícia é melhor apurada, o que gera maior credibilidade. Mesmo assim, o leitor tem preferido buscar a informação on-line. Um pesquisa feita pelo IVC (Instituto Verificador de Comunicação) mostrou quem em 2008 os 7 maiores jornais brasileiros venderam, em média, 28% a menos do que há 7 anos. O maior deles, 'Folha de S.Paulo' foi de 450 mil exemplares por dia (incluindo vendas em banca e por assinatura) em 2000, para 300 mil em 2006.

Se o Jornalismo Impresso será mesmo extinto, é uma questão que nenhuma pesquisa pode dar como certeza. Cabe ao tempo, aos leitores, e aos donos das companhias de mídias impressas parar, retardar ou acelerar esse processo.

E para você?

O Jornal Impresso vai ou não acabar um dia?





Por Jaqueline Lima

Leia 'Os Rumos do Jornal Impresso - Parte I' :)


Fonte: Revista Superinteressante, edição 243 de setembro de 2007
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Artigo 'O meu jornal diário' enviado pelo Profº Roberto Joaquim, publicado no Ombudsman da Folha de SP.

7 comentários:

  1. Alguns jornalistas não vêem o jornalismo online como ameaça, mas sim como complemento do jornalismo impresso.
    Ali Khammel, o editor chefe do jornal O Globo, disse acreditar em uma diminuição das vendas mas não no fim do impresso graças as "mudanças radicais" que serão promovidas em seu conteúdo. Ele afirma que aos jornais cabe a explicação, a interpretação e a análise dos fatos e dos seus efeitos diferentemente da web. Além disse ressalta o fato de que os empresários do ramo não estão deixando de investir no setor o que trará indiscutivelmente uma modernização.
    Eu, particulamente, espero que nao seja extinto!

    Texto muito bom!
    Bjinhuss =*

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  2. A "morte" dos jornais impressos já vem sendo anunciada a muuuito tempo, tornando-se então dificil acreditar que haja um tempo exato pra acontecer!
    Porém se as redações dos impressos não começarem a se modernizar e,como vocês dizem no texto, aliarem-se ao inimigo provavelmente um dia o temível ocorrerá.
    Acho que impresso e internet deviam juntar-se e tirar de cada um o que mais é importante para o leitor, assim o jornalismo só tenderia a crescer...

    Bom textoo!

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  3. Eu acho que acaba sim! Já que na internet as notícias são colocadas ‘imediatamente’, sempre atualizadas e posso com facilidade selecionar as que me interessam, sem contar o papel gasto para produzir jornais.

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  4. Eu acho que acaba, mas demora. Porque tem gente que não tem tempo para acessar a internet, mas tem tempo de ler jornal, no caminho para o trabalho, por exemplo. Mas como tudo hoje em dia é internet e na internet, é provavel que acabe sim. A Bárbara tá certa, na internet é mais rápido e você ve o que quer. Além do gasto com jornal impresso ser maior.

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  5. De acordo com Philip Meyer, a morte dos jornais impressos será no ano de 2043.Philip Meyer tem 75 anos, é um repórter aposentado do grupo Knight Ridder, que publica mais de uma dezena de jornais nos EUA, professor da Universidade da Carolina do Norte e autor de ‘The vanishing newspaper (O jornal desaparecendo). Acredito piamente nas pesquisas dele, pode se fazer uma pesquisa pra ver como não se vende mais jornais praticamente. Os jornais vão ter que achar uma forma de migrarem pra outro tipo de solução para se manter funcionando, pois a época de escassez já era! Hoje a informação está aí, em abundância, e de graça!

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  6. Gostei muito desta matéria! Achei interessante "o ponto de interrogação" se o jornal impresso um dia acabará ou não. Isto mostra o quanto a tecnologia avança a cada dia, deixando-nos surpresos a cada descoberta e nos fazendo acreditar que tudo é possível, basta ter uma mente ampla e uma visão futurista.
    Quanto a linguagem da matéria, está bem clara e objetiva, o que instiga o leitor a querer saber mais e mais! Parabéns!

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  7. Quero parabenizar a Equipe Terceira Visão pelo ótimo trabalho e desempenho.Que este seja apenas o primeiro de muitos outros trabalhos jornalísticos elaborado com tanta dedicação. A estrutura do site está simplesmente perfeita!
    Parabéns à todos!
    Um grande abraço.

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