terça-feira, 5 de maio de 2009

Tecnologia a serviço da população


Nos primórdios da civilização, o homem já procurava maneiras para se comunicar. Na pré-História eram usados desenhos nas cavernas; os egípcios criaram os hieróglifos. Com o passar do tempo, os povos foram criando seus próprios alfabetos. Aqueles que não tinham desenvolvido uma linguagem escrita utilizavam tambores, fumaça, e imitavam o som de pássaros para se comunicar com o outro.

No período das grandes navegações e da exploração do novo mundo, a comunicação era precária. Por exemplo, a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal que relatava o descobrimento do Brasil teve que cruzar o Atlântico para poder ser lida.

Surgiu o correio e a prensa tipográfica, até que no século XIX, Samuel Morse inventou o telégrafo. Com isso a comunicação ficou mais ágil. Tornou-se possível enviar mensagens de forma instantânea pro outro lado do mundo. Uma revolução maior ainda veio com o telefone: Alexander Graham Bell inventou um aparelho onde era possível ouvir e falar com a pessoa em tempo real.

A criação do rádio e da televisão também foi de extrema importância.
Até que, em meados dá década de 1960, a DARPA (Departamento de Defesa dos Estados Unidos) teve que criar uma nova rede de comunicações para que os soviéticos não destruíssem seu sistema de comunicação. Nascia ali o que atualmente é uma febre mundial: a Internet.

A rede evoluiu rapidamente. No começo da década de 1990 praticamente não existia em termos sociais. Hoje já são mais de 1 bilhão de usuários no mundo. Entre 2000 e 2008, o crescimento foi de 305,5%. Impressionante!

A tecnologia avança de uma forma muito rápida. Não foi só a Internet que evoluiu; a capacidade de processamento dos computadores cresceu 10 bilhões de vezes entre 1950 e 2000.

Dados históricos relatam que o telefone demorou 74 anos para alcançar 50 milhões de usuários; o rádio demorou 38. Já o celular demorou apenas 5 anos para alcançar este impressionante número, um ano a mais que a Internet. Mas o que mais impressiona é a velocidade de crescimento do Skype (serviço de telefonia móvel, no qual ligações interurbanas feitas entre computadores são gratuitas). Em 2 anos, o Skype já possuía mais de 50 milhões de usuários.
O engenheiro e inventor americano Ray Kurzeil preveu no livro The Age of Intelligent Machines (A Era das Máquinas Inteligentes, 1990) que até 1998 um computador seria capaz de derrotar um campeão de xadrez. Foi o que aconteceu em 1997, quando um computador da IBM venceu o campeão Garry Kasparov.

Vinton Cerf, conhecido como um dos criadores da Internet, disse em entrevista publicada pela revista Veja que a Internet criou um novo padrão de comunicação: “muitos para muitos”. Disse ainda que tem espaço para crescimento e afirmou: “Acredite, não há indício de que estejamos perto de um limite. A Internet vem se mostrando incrivelmente flexível. Isso ainda vai continuar”. Segundo Cerf, a tendência é que, a curto prazo, tenhamos mais acesso à Internet pelos celulares e que mais aparelhos vão estar conectados em rede.

A Internet é um fenômeno mundial. Permite trocas de informações e culturas, conseguindo preservar a identidade cultural de cada nação ou sociedade. O que foi criado para dificultar o acesso de informação, hoje é a base da comunicação mundial. Há quem diga ser contra, porém é inevitável que cada vez mais as pessoas e negócios dependam desta rede de comunicação: a Internet .

Gostou do assunto? Tem alguma dúvida? Faça seu comentário!


Por: Bruno de Nicola e Rafael Noguera


3 comentários:

  1. Não é incrível a capacidade do ser humano de se adaptar e evoluir à favor da comunicação? rs

    Deixando a "filosofia" de lado, esse assunto é sempre pertinente e é importante que seja também sempre abordado, o que foi feito de forma brilhante neste texto. Aliás, essa é uma das características desse blog. Parabéns aí e sucesso ^^

    Michelle Navarro
    blog ANOTA!

    PS - O que seria de nós sem a Internet? hahaha

    ResponderExcluir
  2. Seríamos NADA, segundo a lei de Metcalfe, seremos a sociedade de rede.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do texto! Achei bem interessante mostrar a ordem cronológica dos meios de comunicação. Ah também achei super legal vocês terem comparado o tempo que cada meio levou para se difundir. Em resumo: gostei muito!!!! ^^

    ResponderExcluir

A Equipe Terceira Visão agradece seu comentário :)

VOLTE SEMPRE!