sábado, 6 de junho de 2009

Ainda é tempo de "Der Stürmer"

Ao final da Primeira Grande Guerra, a Alemanha foi considerada culpada pelo conflito e foi obrigada, pelo Tratado de Versalhes, a ceder suas colônias e parte de seu território, a restringir seu exército, e a pagar pesadas indenizações aos países vencedores.

O clima de derrota, o crescente desemprego, a situação econômica do país agravada pela crise de 1929 e o crescimento do socialismo com a Revolução Russa foram algumas das razões que propiciaram o surgimento do nazismo alemão.

O Nacional-Socialismo constituiu a ideologia política na Alemanha de Hitler, exacerbando o nacionalismo e o racismo. Toda propaganda era controlada pelo Estado, que visava o fortalecimento do patriotismo.

Nesse contexto surgiu, por criação e edição de Julius Streicher, o semanário Der Stürmer, que disseminou propaganda do regime.

Veja a animação em Flash sobre o Der Stürmer clicando na imagem abaixo:


A doutrina ainda existe em todo o mundo, inspirando movimentos neonazistas. Dentre eles, a banda de Black Metal também de nome "Der Stürmer", inspirada no maior jornal anti-semita da Alemanha. O tema de suas letras é o Nacional-Socialismo, o paganismo e o Terceiro Reich. Na página do perfil, os componentes descrevem a banda como ideológica; dizem que “a Nova Ordem Ariana vai ascender das ruínas do Mundo Moderno”.

Há ainda o site Der Stürmer, disseminador ideológico, com artigos em vários idiomas, inclusive em português. Nos seus textos, são característicos a minimização do Holocausto, além da divulgação de outros sites com a mesma ideologia.
No Brasil, o movimento começou a atingir a classe média na década de 80. Exemplos disso são as manifestações pela separação entre os estados do sul do país e as demais regiões; o surgimento do "White Power", cujos adeptos tinham uma postura de ódio a judeus, comunistas, homossexuais, índios, negros e nordestinos.
O movimento neo-nazi adquiriu vigor com a Internet. Através dela, os integrantes divulgam textos e artigos, agendam reuniões, e admitem novos recrutas em sites a favor de sua causa. Ainda assim, as visitas diárias são inúmeras e os sites estão em constante atualização, com cada vez mais adeptos.
Por Marina Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe Terceira Visão agradece seu comentário :)

VOLTE SEMPRE!