terça-feira, 2 de junho de 2009

As Novelas e a Indústria Cultural


Indútria cultural são empresas que trabalham com produção de novelas, seriados, filmes, programas, revistas, músicas e etc. Originada do capitalismo, essa indústria visa o lucro transformando a cultura num produto industrializado, tendo a televisão como o principal veículo difusor.

As telenovelas são muito utilizadas para movimentar essa indústria; bonecas baseadas em personagens, cd's com a trilha sonora, roupas e adereços utilizados pelos personagens, entre outros, viram moda e acabam movimentando cada vez mais o comércio. Telenovelas de maior sucesso são exportadas para outros países, expandindo a cultura local e aumentando as riquezas das empresas.

Temas polêmicos como drogas, preconceitos, violência e ética são assuntos de interesse público, e assim, quando retratados nas tramas televisivas, atingem grande parte dos telespectadores, pois são semelhantes ao cotidiano do povo.

Atualmente, temos como exemplo a novela "Caminho das Índias", que trás ao público brasileiro um pouco da cultura índiana, além de temas como esquizofrenia e bulling. Essa é a marca registrada da autora da novela, Glória Perez, que em suas tramas, retrata temas um tanto quanto desconhecidos: homossexualidade e imigração ilegal (América); cultura mulçumana, drogas e clonagem humana (O Clone); cultura cigana e crianças desaparecidas (Explode Coração).

Na época da trama de "Explode Coração", quem não dançava músicas ciganas e a famosa "Macarena"? Em 2001, durante a exbição de "O Clone", as bijuterias utilizadas pelas atrizes da novela "venderam como água" e o número de praticantes de dança do ventre aumentou. Além de movimentar o comércio, essas novelas "caíram na boca do povo", através de bordões como: "Né brinquedo não!"; "Cada mergulho é um flash"; "Vai arder no mármore do inferno".

Outros autores também fizeram grande sucesso popular através de suas novelas: Aguinaldo Silva com suas tramas regionalistas; Gilberto Braga e Sílvio de Abreu com novelas policiais e Manuel Carlos, retratando as crônicas cotidianas.

Às vezes, as novelas causam um certo incômodo para quem está no poder. Um grande exemplo é "Roque Santeiro" que teve sua primeira versão, na TV Globo, censurada pelo governo militar que alegou ofensa à moral, à ordem pública e aos bons costumes. Foi substituída por "Selva de Pedra", de Janete Clair, voltando a ser exibida com uma nova versão em 1985, dez anos depois da censura, tornando-se um dos maiores sucessos da tv brasileira.

Assim, as telenovelas influenciam na padronização da vida das pessoas, como a maioria das novelas da Globo que mostram uma vida urbana e moderna como o melhor modo de viver. Essa "imposição" faz com que muitas pessoas migrem para as cidades, consumam cada vez mais (muitas vezes não importando o valor). Através disso, pode-se perceber o quanto as telenovelas influenciam no comportamento das pessoas, e consequentemente, no movimento da Indústria Cultural.


Por Bruno De Nicola
Letícia Santos
Marília Barbosa
fontes:
imagens:
http://cultureba.com.br/wp-content/uploads/2009/03/oclone.jpg
http://teledramaturgia.zip.net/images/explode.jpg
http://rd1audienciadatv.files.wordpress.com/2009/01/america-rd1.jpg
http://roquesanteiro.files.wordpress.com/2007/09/2007-01-27t16_21_29-08_00.gif
http://www.telehistoria.com.br/upload/televisual-aindomada.jpg
http://www.telehistoria.com.br/canais/novelas/images/celebridade-logo.jpg
http://itvibopedatv.files.wordpress.com/2009/04/vale-tudo.jpg
http://www.telehistoria.com.br/canais/novelas/images/tieta-logo.jpg
http://audienciadatv.files.wordpress.com/2009/02/senhora_destino.jpg

2 comentários:

  1. Muito bom o texto!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Só faltou explicar o que é indústria cultural, porque essa introdução aí foi fraca...

    ResponderExcluir

A Equipe Terceira Visão agradece seu comentário :)

VOLTE SEMPRE!